Avenida T-3, 2115 - Setor Bueno – Goiânia – GO

Traço Design de NegóciosMarketing Digital Posicionamento de marca: veja como construí-lo e se destacar

Posicionamento de marca: veja como construí-lo e se destacar

Ter uma empresa vai além de simplesmente abrir as portas. Garantir a rentabilidade da empresa e a fidelização dos consumidores exige estratégias diferenciadas, que precisam de um direcionamento para que aconteçam da melhor forma possível.

Que direcionamento é esse, que será o pular de todas as ações da sua empresa de agora em diante? É o posicionamento de marca.

Infelizmente, ainda é muito comum encontrarmos empreendedores que não estão tão preocupados com o posicionamento de marca, e que acreditam que esse tipo de investimento é desnecessário.

A verdade é que o posicionamento de marca feito de forma estratégica é capaz de atrair clientes, fidelizar consumidores e aumentar a rentabilidade da empresa.

Quer entender mais sobre o tema e transformar sua empresa? Continue a leitura.

Afinal, o que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é um conceito estabelecido pela marca, utilizado nas estratégias de comunicação, que irá reforçar seus diferenciais competitivos. É importante se lembrar que, para que o posicionamento seja escolhido de forma estratégica, ele precisa estar alinhado aos diferenciais que o seu público-alvo valoriza.

Quando criamos uma estratégia de posicionamento de marca, é fundamental que a empresa consiga definir qual segmento irá atender e, principalmente, quais são os diferenciais competitivos que irão permitir que ela se destaque da concorrência dentro desse mercado. Com essas informações definidas, é possível criar uma sequência de ações que irão permitir que a sua empresa seja identificada por esses diferenciais.

Existem vários tipos de posicionamento, que irão variar de acordo com os diferenciais da sua empresa. Existem posicionamentos relacionados a preço, podendo esse ser o preço mais elevado (que nos remete diretamente a uma maior qualidade) e por preços mais baixos, por exemplo, podem se destacar no mercado mais popular. 

Falaremos mais adiante sobre os tipos de posicionamento, e como identificar qual é o mais adequado para a realidade da sua empresa.

Uma vez que o posicionamento da sua marca está definido, é preciso ter cuidado com as ações de comunicação: elas devem refletir e reforçar esse posicionamento, aumentando a penetração da imagem da sua marca no mercado e permitindo que os consumidores e prospects consigam identificar esses diferenciais competitivos através das estratégias de comunicação.

Entenda a importância de um bom posicionamento de marca

O bom posicionamento de marca é responsável por trazer diversos benefícios para as empresas. Infelizmente, ainda existem muitos empresários que não conhecem essas vantagens, por isso, acabam ignorando a necessidade de realmente definir um posicionamento para a empresa e começar a colher os frutos.

Diferencial competitivo

O primeiro grande benefício do posicionamento de marca é a capacidade de reforçar e comunicar seu diferencial competitivo diante o mercado. Essa é uma estratégia capaz de combater a concorrência e garantir que o consumidor que busca as vantagens que você oferece consiga ser impactado pelas suas ações de comunicação e opte por fechar negócio com a sua empresa, e não com os concorrentes.

Comunica com clareza os valores da marca

O posicionamento da marca reforça, além dos diferenciais competitivos, os valores da empresa. E comunicar esses valores é fundamental para que seus clientes e o mercado sejam capazes de realmente conhecer o seu negócio e saberem o que esperar da sua empresa.

Se a sua proposta é a venda de produtos saudáveis e orgânicos, por exemplo, o seu posicionamento irá garantir que os consumidores consigam identificar essa informação nas suas estratégias de comunicação.

Direciona as estratégias

O posicionamento de marca irá nortear todas as estratégias da sua empresa, seja de vendas ou de comunicação. É importante ter um posicionamento bem definido para poder comunicar corretamente com seu público.

Uma vez que você define quais são seus diferenciais competitivos e que tipo de mensagem quer passar para essas pessoas, é possível estruturar ações de marketing e vendas que estão alinhadas com esses conceitos, permitindo que os consumidores entendam do que se trata a sua empresa e vejam ligação e constância nas ações que estão sendo realizadas nos mais diversos canais.

Fideliza consumidores

A fidelização de clientes também é um dos benefícios mais interessantes de ter um posicionamento de marca bem definido. Quando definimos os diferenciais competitivos e levantamos as características da empresa que você quer reforçar junto ao seu mercado, é mais fácil atrair os consumidores certos para a sua empresa.

Uma vez que você atrai clientes que estão mais alinhados com as características do seu negócio, a fidelização também é possível: eles se identificarão com seu negócio, sabem o que esperar da sua empresa, conhecem seus valores e, a partir daí, certamente manterão a recorrência de compra.

Otimiza os investimentos

Quando o posicionamento de marca é bem definido, também temos definidos corretamente o público e os melhores veículos e estratégias de comunicação.

Isso permite que as empresas consigam otimizar os investimentos e realmente colocar seus esforços em estratégias que realmente irão trazer os resultados esperados.

Segmenta a clientela

Como dito anteriormente, o posicionamento de marca irá permitir que você identifique os valores da sua empresa e facilite que consumidores que prezam pelos mesmos valores também enxerguem essas qualidades.

Feito isso, seu posicionamento será responsável por segmentar seu público alvo, e facilitará que pessoas que compartilham dos mesmos interesses sejam atraídas para a sua empresa.

Essa segmentação é importante para que você se torne referência no seu segmento e consiga se destacar da concorrência através da criação de um relacionamento próximo com seus consumidores.

Confira as principais estratégias de posicionamento de marca

Existem tipos diferentes de posicionamento de marca, e eles irão variar de acordo com seus diferenciais competitivos e a forma que você quer ser percebido pelo mercado.

Como você quer atrair seu consumidor? Pela qualidade? Peço preço? Pelos benefícios? É hora de entender os tipos de posicionamento e descobrir qual se adequa mais à realidade do seu negócio.

Posicionamento por categoria

O posicionamento por categoria representa aquelas empresas que querem se destacar como líderes de uma categoria específica.

Por exemplo, quando analisamos a Kodak, associamos diretamente a filme para câmeras analógicas. Quando pensamos em Cotonete, logo associamos às hastes flexíveis. 

Essas empresas se tornaram tão fortes em suas categorias que se tornaram referência dentre os consumidores, tendo seus nomes associados diretamente aos produtos.

Posicionamento contra concorrente

O posicionamento contra concorrente significa que a comunicação da sua empresa irá se embasar na ideia de que o seu produto é diferente (e melhor) do que o produto da concorrência.

Nesse contexto, o argumento de venda será de que o consumidor, ao escolher o seu produto ou serviço, está escolhendo a melhor alternativa do mercado, se comparado com a concorrência.

Posicionamento por benefício

O posicionamento por benefício significa que a empresa se posiciona como a que possui o melhor benefício para seus clientes.

Dessa forma, a comunicação irá reforçar os principais benefícios dos produtos, para alcançar os consumidores oferecendo soluções mais interessantes.

Posicionamento por qualidade/preço

O posicionamento por qualidade e preço é comumente usado por empresas como Tiffany, Chanel e outras grandes marcas.

A lógica por trás desse posicionamento é de que, quando os produtos possuem uma altíssima qualidade, o preço é elevado.

Os consumidores que buscam por qualidade e status tendem a optar por esses produtos, o que ajuda a segmentar o mercado e permitir que as empresas tenham mais clareza sobre seus consumidores e realmente vendam para o seu público alvo.

Posicionamento por usuário

Existe também a modalidade de posicionamento por usuário. Esse tipo de posicionamento considera um público alvo e se comunica diretamente com ele. Por exemplo, a Apple trabalha uma estratégia de comunicação onde apresenta seus softwares e computadores como as melhores alternativas para designers gráficos.

Esse tipo de posicionamento também ajuda a segmentar bem o público e se fortalecer como referência naquele mercado de atuação.

Saiba como criar uma estratégia de posicionamento de marca

Para criar uma estratégia de posicionamento de marca, é necessário se atentar a alguns detalhes. Análises e definições precisam ser feitas para que você consiga se comunicar de forma assertiva com o seu público, se diferenciando da concorrência e reforçando seus diferenciais competitivos.

Caneta e papel na mão, é hora de entendermos quais são as etapas da criação de um bom posicionamento de marca.

Conheça seu público

O primeiro passo é conhecer seu público. É importante se lembrar que toda a sua estratégia de posicionamento de marca precisa considerar quem são os seus consumidores e o que eles valorizam em uma empresa.

Para isso, é interessante fazer um estudo das suas personas. Se questione sobre questões como:

  • quem são essas pessoas;
  • o que elas consomem;
  • onde consomem;
  • onde buscam por informações;
  • em quais plataformas digitais elas estão;
  • como são seus hábitos de consumo;
  • o que elas esperam de uma empresa como a sua;
  • quais são os desafios que elas enfrentam diariamente;
  • quais são as dores que precisam ser sanadas com os seus produtos;
  • que tipo de linguagem é o mais adequado para se comunicar;
  • quais são os argumentos de venda mais interessantes.

Analise seu mercado

É necessário analisar o seu mercado para identificar oportunidades e ameaças. Veja como o mercado está se comportando, que tipo de demanda os clientes estão apresentando e avalie se a sua empresa tem capacidade de entregar exatamente o que está sendo pedido.

Para se destacar no mercado, você precisa, antes de qualquer coisa, conhecê-lo e saber o que fazer para se tornar a alternativa mais interessante.

Analise os concorrentes

Além de analisar o mercado, também é importante analisar os concorrentes. Nesse momento, identifique o que essas empresas estão fazendo, como elas estão se posicionando no mercado e o que os consumidores pensam a respeito dela.

Se você quer se diferenciar da concorrência, você precisa saber quem são seus concorrentes e quais são seus pontos fortes. Com base nisso, você poderá criar sua estratégia.

Defina uma linguagem

A linguagem é fundamental. Ela é responsável por criar laços com o seu consumidor através da mensagem escrita.

Por isso, durante o estudo de personas, é recomendado que você avalie o tipo de linguagem mais adequado para conversar com o seu consumidor. Com base nisso, você irá definir um estilo mais adequado para a sua empresa, garantindo que você saiba exatamente como falar com essas pessoas.

Defina uma identidade visual

Além da linguagem, também é necessário definir uma identidade visual para a sua empresa. Nesse momento, é hora de pensar em como você vai se comunicar visualmente com os seus consumidores: quais serão as cores da sua marca, se você prefere ações mais carregadas ou mais clean, se ilustrações são opções mais assertivas que fotos, etc.

Todos esses detalhes vão ajudar também no reconhecimento de marca, que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

Defina os canais de comunicação

Estudar os seus consumidores também irá permitir que você defina quais são os canais de comunicação mais adequados para a sua empresa.

Se seus consumidores estão majoritariamente no Instagram, por exemplo, essa rede social não pode ficar de fora da sua estratégia.

Conhecer os canais de comunicação mais adequados permite que você otimize seus esforços de marketing e invista seu tempo e dinheiro naquelas alternativas que realmente trarão resultados para a sua empresa.

Defina os argumentos de venda

Além disso, é necessário definir os argumentos de venda. Quando você conhece o seu consumidor e sabe quais são as dores e maiores necessidades dessas pessoas, você sabe exatamente como argumentar para que eles considerem a sua empresa.

Nesse momento, é hora de pensar em como o seu negócio realmente é capaz de ajudar seus consumidores, e quais são os melhores argumentos para serem trabalhados.

Destaque seus diferenciais competitivos

Agora é hora de definir os diferenciais competitivos da empresa. Uma vez que você conhece seu público, analisou seu mercado e analisou seus concorrentes, é hora de olhar para dentro e identificar como você se diferencia de cada um dos seus concorrentes, e quais vantagens você tem a oferecer para os consumidores.

Você pode trabalhar com um ou mais diferenciais competitivos. 

O importante é que você seja capaz de criar uma estratégia de comunicação que realmente comunique cada um deles de forma assertiva.

Defina seus objetivos

O próximo passo é definir seus objetivos. O que você espera para o próximo trimestre, semestre ou para o próximo ano?

Desenhe suas expectativas e o que você espera alcançar, tendo sempre em mente a necessidade de considerar a sua análise de mercado, para criar objetivos que sejam condizentes com a realidade da sua empresa e do seu mercado.

Crie o seu planejamento de comunicação

Chegou a hora de colocar as suas ideias em ação, e mostrar para o mundo qual é o posicionamento da sua empresa.

Com seus objetivos definidos, é hora de criar o caminho para alcançá-los. Nesse momento, o posicionamento precisa ser reforçado em cada uma das ações, para criar uma estratégia de comunicação concisa e realmente eficiente, atraindo o público certo, com a argumentação correta e nos momentos adequados.

Cases de sucesso: empresas com ótimo posicionamento de marca

Uma excelente maneira de aprendermos sobre posicionamento de marca e como realmente encontrar seus diferenciais competitivos é analisar os grandes cases de sucesso.

Empresas do nosso dia a dia estão nos dando exemplos claros de posicionamentos bem sucedidos.

Vamos conhecer algumas delas?

Amazon

A Amazon é uma empresa que está ganhando cada vez mais destaque e crescendo sua atuação no Brasil. Conhecida como uma das principais empresas de e-commerce do mundo, seu posicionamento está focado na experiência de compra, considerando todos os seus aspectos. O relacionamento com o cliente se tornou um diferencial e hoje ela é referência de mercado em diversos países por entregar uma experiência diferenciada para seus consumidores.

A empresa também trabalha para oferecer prazos de entrega mais ágeis e preços mais interessantes, o que faz com que os clientes se interessem ainda mais pela gigante varejista.

Apple

A Apple, muito falada e muito respeitada no mercado, é uma empresa que tem seu posicionamento pautado na exclusividade, elegância e, claro, na tecnologia.

Seus serviços, produtos, a comunicação do site e até as lojas físicas reforçam esse posicionamento e garantem que a empresa mantenha sua identidade independente da ferramenta de comunicação que está sendo utilizada.

Hoje, a empresa é referência e está dominando o mercado de tecnologia, e é possível ver o seu posicionamento em todos os esforços de comunicação.

Coca-Cola

Com mais de 125 anos no mercado, a Coca-Cola é uma grande referência em posicionamento de marca de sucesso. Hoje, a empresa é considerada a maior opção no seu segmento, e todas as suas estratégias de comunicação reforçam seus valores, que chamam o consumidor para refletir sobre alegria, amizade, felicidade, união e diversão.

O posicionamento da marca, assim como suas ações de comunicação, visam promover o engajamento dos seus consumidores, criando uma rede de pessoas que querem compartilhar seus momentos e experiências, compartilhando com amigos e familiares e, claro, dividindo uma Coca-Cola gelada.

Starbucks

A Starbucks possui um posicionamento focado na experiência do consumidor. Pequenos detalhes no seu dia a dia, como o simples fato de escrever o nome do cliente no copo ao entregar a bebida, se tornou uma característica fortíssima da empresa, e acabou sendo responsáveis pelo compartilhamento de diversas fotos nas redes sociais, reforçando ainda mais a imagem da empresa.

A proposta é transformar ações rotineiras, como comprar um café, em experiências extremamente agradáveis.

Junto a isso, a empresa teve o cuidado de abraçar a tecnologia para tornar a experiência dos seus consumidores muito mais prática e interessante. Hoje, os consumidores podem realizar o seu pedido através do aplicativo da empresa, permitindo que ele otimize seu tempo e faça sua escolha com mais calma. 

O resultado de cuidados como esse: a garantia de que o posicionamento da empresa seja reforçada em cada uma das suas ações.

Dove

A Dove é uma empresa com posicionamento de marca bem definido. Suas campanhas têm trabalhado principalmente a valorização da beleza feminina e natural. O discurso da empresa tem focado em aspectos emocionais, e permitindo que, através dessa estratégia, as clientes se identificassem com a empresa.

Uma ação que ficou marcada na história da organização foi a “Real Beleza”, protagonizada por diversas mulheres. Nessa campanha, as mulheres se descreviam para um retratista. Esse profissional as desenhava da forma com que elas se enxergavam.

Em um outro momento, as pessoas que haviam conhecido cada uma dessas mulheres durante a ação também as descreviam para o profissional, que por sua vez desenhou as mesmas mulheres sob um diferente ponto de vista.

No final, a campanha mostrou que somos mais bonitos do que pensamos — e que o olhar do outro a nosso respeito tende a ser muito mais gentil do que o nosso próprio olhar.

A campanha foi um sucesso e super compartilhada nas redes sociais.

McDonald’s

O gigante McDonald’s também é uma empresa com uma estratégia de posicionamento diferenciada e referência de mercado. Sua estratégia baseia-se em quatro conceitos que são complementares: inovação, experimentação, segmentação e adaptação. 

A empresa está presente em mais de 117 países, por isso, é necessário um posicionamento capaz de abraçar as especificidades culturais e as diferentes demandas de cada um desses lugares.

O grande desafio do McDonald’s é justamente conseguir entender e atender as necessidades dos consumidores de cada uma dessas regiões, oferecendo a melhor experiência possível nos mais diversos contextos culturais em que está inserido.

Em cada país a empresa precisa se diferenciar. No Brasil, o gigante é visto como líder de mercado, fortalecendo a mensagem de ser o melhor fast food, com produtos de qualidade e, principalmente, como um lugar onde o atendimento será rápido e a satisfação garantida.

O posicionamento de marca é fundamental para a estruturação de estratégias de comunicação mais assertivas para as empresas. Uma vez que ele foi definido, é possível conquistar a sua parcela do mercado, se diferenciar da concorrência, se tornar referências e, claro, aumentar a rentabilidade do seu negócio. Alguns cuidados são necessários durante o processo, mas é necessário que empresas de todos os segmentos e portes sejam capazes de ter, de forma clara, uma visão de o que a empresa é, quais são seus valores e o que precisa ser comunicado para os seus clientes.

Esse conteúdo te ajudou? Foi relevante? Que tal compartilhar com seus amigos e colegas nas redes sociais?

Sem comentários

Deixe uma resposta