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Traço Design de NegóciosEstratégia Entenda o que é marketing de engajamento e como usá-lo na prática!

Entenda o que é marketing de engajamento e como usá-lo na prática!

O mercado muda diariamente e para que as empresas mantenham sua competitividade e consigam se destacar da concorrência, é preciso se adequar. Os clientes têm diversas necessidades e, a cada dia que passa, suas demandas são otimizadas. Por isso, para que você consiga dialogar com essas pessoas e aumentar o potencial de vendas do seu negócio, é fundamental trabalhar algumas estratégias, como o marketing de engajamento.

Você conhece essa estratégia e sabe como aplicar na sua empresa? Continue a leitura e entenda.

O que é marketing de engajamento?

É a construção de estratégias e ações voltadas para melhorar e aumentar as taxas de relacionamento entre empresa, leads e clientes. O conceito de engajamento gira em torno da necessidade de estimular um comportamento no usuário de interação com a marca, por meio de comentários, curtidas, visualizações e outros tipos de métricas que podem representar o interesse daquelas pessoas pelo seu negócio.

O engajamento vai ajudar a identificar, por exemplo, que tipo de conteúdo (tema, formato, cor) gera mais interesse no seu público e, a partir daí, você terá orientações muito mais acertadas e específicas para melhorar o seu trabalho e entregar ao seu consumidor exatamente aquilo que ele procura.

Como aplicar o marketing de engajamento no marketing digital?

O marketing de engajamento consiste, portanto, na criação de estratégias que vão estimular o aumento das interações entre usuário e empresa. Ele funciona por meio da criação de conteúdos e oferecimento de vantagens e benefícios para os clientes que vão fazer com que ele se relacione de forma mais próxima e consistente com seus consumidores.

Para aplicar, é preciso avaliar alguns detalhes. Vamos conhecer quais são eles?

Entenda seu público

O primeiro ponto que precisa ser avaliado é o seu público: entenda quem realmente são essas pessoas, quais são suas necessidades, quais são seus desafios, que tipo de conteúdo costumam consumir e, claro, como a sua empresa pode auxiliá-los no dia a dia.

Para isso, é interessante que você faça um estudo de personas. Isso vai ajudar a levantar informações baseadas nos seus clientes atuais, combinadas com o perfil de cliente ideal para a sua empresa. É comum que uma empresa tenha mais de uma persona, por exemplo, principalmente se ela tiver uma quantidade ainda maior de produtos e serviços comercializados.

Avalie dados antigos

É importante analisar como estão os dados da sua empresa. Veja quais foram os temas de interesse do seu público no último ano no seu site, blog e redes sociais e avalie se você já produziu todos os materiais possíveis sobre esse tema. Avaliar os dados antigos ajudará a ter uma ideia de por onde começar a trabalhar a sua estratégia de marketing de engajamento.

Crie um planejamento

Uma vez que você entendeu quem é a sua persona, quais tipos de conteúdo ela gosta e sabe o histórico de interesse do seu público a respeito desses temas, é hora de criar o planejamento. A consistência é fundamental para que você consiga ter um bom relacionamento com esses usuários e aumentar o engajamento.

Produza conteúdos relevantes

Com o planejamento feito, é hora de produzir conteúdos relevantes. Nesse momento, é preciso que você já tenha em mente quais são os formatos mais consumidos pelo seu público e foque neles. Lembre-se de que os conteúdos precisam responder dúvidas dos usuários, além de chamá-los para um diálogo.

Além disso, é interessante trabalhar também com o visual: certifique-se de que os materiais produzidos têm um visual agradável, chamativo e que também respeite as boas práticas para garantir uma boa experiência do usuário.

Inicie diálogos

Para aumentar o engajamento, é importante estimular diálogos. Eles podem ser iniciados por meio de posts em redes sociais, por exemplo. Uma forma simples de fazer isso é construindo uma história e, ao fim do post, pedir que os seguidores contem se já passaram por esse tipo de situação. Peça uma opinião ou crie uma chamada que induza os usuários a comentarem, compartilharem ou curtirem aquela publicação.

Ofereça um bom atendimento

O atendimento por meio das ferramentas digitais se tornou uma tendência. Hoje, os clientes e possíveis clientes usam canais digitais, como as redes sociais, para tirar dúvidas e esclarecer alguns questionamentos.

Por isso, para que você consiga estimular um diálogo com essas pessoas e ajudá-las a melhorar o relacionamento com a sua empresa, é necessário que você ofereça um atendimento diferenciado, adequado para essas plataformas, entregando ainda mais valor para os clientes.

Mensure os resultados

Sempre mensure os resultados das suas estratégias de marketing de engajamento. É preciso que você identifique quais ações trazem os resultados esperados e quais delas ainda precisam ser otimizadas para trazer os números adequados.

Avalie mensalmente o desempenho de cada uma e visualize quais são os possíveis gargalos. Depois dos ajustes feitos, avalie novamente no próximo mês. Essa mensuração permitirá que você coloque mais esforço em estratégias que realmente valem a pena, otimizando também os resultados.

Quais são os principais benefícios do marketing de engajamento?

O marketing de engajamento é responsável por aumentar o conhecimento de marca da sua empresa, melhorar o relacionamento com os seus consumidores e possíveis consumidores e, claro, impactar positivamente nos resultados da empresa.

Quanto maior o engajamento, melhor será o alcance das suas publicações de forma orgânica nas redes sociais. Além disso, quando produzimos conteúdos que respondem aos questionamentos e dificuldades do nosso público, conseguimos melhorar e transformar a forma com que ele enxerga a nossa empresa, nos tornando referência no processo.

O cuidado de investir em diferentes estratégias é o que separará as empresas de sucesso das empresas sem competitividade no mercado, e para ficar no time dos negócios bem-sucedidos, é preciso entender seu mercado, seu público, a realidade da sua empresa, as atividades do concorrente e, a partir daí, estruturar ações de comunicação muito mais acertadas, que vão impactar positivamente os números da sua empresa.

Então, já pensou em investir em marketing de engajamento dentro da sua empresa? Essa estratégia é fundamental para que seu marketing digital seja cada vez mais acertado e eficiente. 

Quer saber mais sobre estratégias de marketing? Leia nosso artigo sobre marketing de resultados!

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