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Traço Design de NegóciosEstratégia Aprenda como utilizar o manual de marca agora!

Aprenda como utilizar o manual de marca agora!

O Manual da Marca é um guia fundamental para qualquer ação de uma corporação. É a partir dele que vai ser definida qual é a correta utilização da marca para que ela alcance os resultados esperados e coerentes com o que se propõe na gestão de branding. Contudo, do mesmo modo que os usuários podem ignorar a importância de conferir o manual de uso de um produto ou até os Termos de Condições, o mesmo pode ocorrer com uma marca na hora de desenvolver os trabalhos.

Assim, do mesmo modo que o consumidor comum pode ter o produto danificado por mau uso, uma empresa pode se prejudicar por ter ignorado a importância do Manual da Marca. Então, quer entender mais sobre a importância desse documento para o sucesso de um empreendimento e como utilizá-lo? Continue a leitura e confira!

Quais informações devem constar no Manual da Marca?

O Manual da Marca deve conter todas as informações importantes aos valores, histórias e brand voice da empresa. A partir disso, é possível entender como deve ocorrer a abordagem com o público e outros dados relacionados.

Paleta de cores

Do mesmo modo, o logotipo deve incluir o conceito e representar bem a marca. Assim como a paleta de cores escolhida, na qual todas elas devem ser representadas nas mídias sociais, gráficos, embalagens, produtos e todo o resto que tiver relação com a empresa.

Por exemplo, imagine se as embalagens da Coca-Cola variassem as cores rotineiramente. Dificilmente você a associaria de modo afetivo ao vermelho e preto. O mesmo acontece com os arcos dourados do McDonald’s. Imagine se eles fossem de outra cor.

Tipografia

Seguindo a mesma lógica, a tipografia usada na comunicação das empresas, para ser aplicada em layouts e campanhas, também deve ser considerada no manual. Assim, ela precisa estar presente no Manual e ainda ter instruções relacionadas às variações possíveis que recebem.

Qual a importância do Manual da Marca para as empresas?

Conforme mencionado, esse tipo de material deve ficar à disposição dos profissionais de marketing e publicidade desde o planejamento até a execução. Afinal, é ele que pode garantir uma comunicação certeira ao público-alvo, para que haja uma identificação instantânea com os clientes.

Por essa mesma razão, é importante manter uma padronização em qualquer campanha, mesmo que haja uma abordagem diferente. Isso porque é fundamental ser fiel aos padrões da marca e isso é possível ao consultar o Manual.

Afinal, imagine quão pouco produtivo e um desperdício de recursos que é terminar todo o desenvolvimento de peças de uma campanha e só depois perceber que ela não está padronizada como deveria? Esses erros que geram custos e retrabalhos podem ser facilmente evitados com ajuda do Manual.

Além do mais, é muito comum que as empresas terceirizem campanhas de grande porte. Nesses casos, a ausência de um Manual de Marca se torna ainda mais perigoso, já que a terceirizada dificilmente vai conhecer sua marca o suficiente para entender seus valores e a padronização necessária.

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