Reflexões

A importância da identidade visual para redes sociais e como criar a sua

28 fevereiro 2020 - 15:01

A identidade visual para redes sociais é de extrema importância para o sucesso da estratégia. No entanto, não é raro encontrar empresas que ainda não investem nesse tipo de ação e acabam não tendo a eficiência buscada em suas estratégias de marketing digital.

Você já analisou a identidade da sua empresa para criar uma identidade visual para usar nas plataformas online? Como está sendo feita essa comunicação? Ela é eficiente?

Hoje vamos explicar a importância desse investimento e ensinar, principalmente, a criar uma identidade visual para redes sociais na sua empresa. Continue a leitura!

Qual a importância da identidade visual para redes sociais?

A identidade visual é fundamental para a empresa, independentemente da área de aplicação. Ela pode ser utilizada tanto em peças offline quanto em peças online — redes sociais, sites e blogs, por exemplo.

Infelizmente, ainda é comum que empresas não tenham seus padrões bem definidos, e isso pode prejudicar as vendas e a forma como o seu negócio é visto no mercado.

A parte visual as redes sociais ajuda, principalmente, na coerência da comunicação. Se a sua identidade for bem trabalhada, é possível que o seu conteúdo seja reconhecido pelo usuário de forma mais rápida na linha do tempo.

Pensando na quantidade de conteúdos que nos impactam diariamente, isso é fundamental para prender a atenção daquele consumidor interessado.

Nubank é um exemplo de paletas de cores corretas. Na maioria das imagens encontramos pelo menos um elemento roxo.

Além de fotos do próprio cartão, eles também investem em uma gama diversificada de conteúdo: algumas das principais temáticas são imagens do escritório e do time de colaboradores e fotos do dia a dia com o roxo em evidência.

Uma outra editoria que se tornou parte do conteúdo visual da marca foi a do compartilhamento de fotos dos usuários com o cartão roxo — algo que poderia ser perigoso, já que imagens de outras pessoas podem vir sem a devida qualidade e aspectos técnicos.

A estratégia do Nubank é a de editar e aplicar o próprio filtro em todas as fotos e criar um aspecto unificado nelas, mesmo que tenham sido tiradas por pessoas diferentes.

Como criar uma identidade visual para redes sociais que seja eficiente?

Agora que você sabe qual é a importância de uma identidade visual para redes sociais, é hora de conhecer alguns detalhes que envolvem a criação desse material.

Pense na sua empresa

Nesse momento, você precisa pensar em como quer que a sua empresa seja vista no mercado e que tipo de mensagem você gostaria de passar para os seus consumidores.

Isso te ajudará a definir questões como cores, fontes e estrutura dos conteúdos, que transmitem a identidade que você gostaria de construir para o seu negócio.

Pense no seu usuário

Também é necessário pensar no seu cliente. Assim, você identifica o tipo de linguagem mais adequada para falar com essas pessoas, estruturando então um planejamento de comunicação que seja capaz de dialogar corretamente com esses usuários.

Estabeleça padrões

Com essas informações em mãos (imagem que você quer transmitir ao mercado, linguagem adequada, cores e fontes), é hora de criar os padrões para publicações nas redes sociais.

Esses padrões vão te ajudar a ter uma rotina de publicações mais eficiente, visto que será necessário apenas uma pequena adaptação de acordo com as novas postagens.

Crie uma comunicação eficiente

E, claro, crie uma comunicação eficiente. Estruture um planejamento de comunicação e siga-o para manter a consistência do diálogo com os seus consumidores.

É justamente essa consistência que garantirá que você atinja cada vez mais potenciais consumidores com suas publicações.

Ainda sobre as publicações, certifique-se de que elas estimulam o engajamento, a fim de aumentar o alcance e tornar os resultados muito mais expressivos.

Criar uma identidade visual para redes sociais pode ser uma forma de tornar a sua estratégia de comunicação muito mais eficiente, permitindo que os consumidores aumentem a interação e sejam capazes de identificar o seu conteúdo com facilidade, mesmo com tantos outros materiais disponíveis nessas plataformas online.

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