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Traço Design de NegóciosEstratégia Entenda o que são métricas da vaidade e por que não usá-las!

Entenda o que são métricas da vaidade e por que não usá-las!

Milhares de curtidas eou compartilhamentos em um post pode facilmente encher os olhos de uma marca e causar a ilusão de que ele foi um sucesso. No entanto, para definir se isso realmente aconteceu ou não é preciso muito mais que esses exemplos de métricas de vaidade — informações que não ajudam na tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Isso porque métricas como likes, download de app, cliques, taxa de rejeição etc., por mais que não devam ser ignoradas, não merecem tanta atenção quanto outras. Afinal, as curtidas por exemplo, além de poderem ser facilmente compradas, podem ter sido dadas por alguém que gostou do título ou até do gif que foi inserido junto. Na prática, elas não dizem muito sobre um negócio e a conversão em vendas.

E aí, ainda não se sentiu satisfeito e quer entender melhor sobre métricas de vaidade? Não se preocupe. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que são métricas de vaidade?

Conforme mencionado e como o próprio nome sugere, métricas de vaidade são aquelas capazes de inflar o ego. O maior perigo está ao causar impressão de que uma determinada marca está em evolução quando, na verdade, elas podem não ser úteis e estarem relacionadas a algo que você não pode controlar.

Geralmente essas métricas se encaixam nos exemplos citados, porém, qualquer uma pode entrar nessa categoria. Afinal, se não houver uma análise minuciosa, qualquer dado pode ajudar a inflar o ego e passar uma boa impressão, mesmo que não tenha relevância para a conversão de vendas.

Ainda assim, isso não é motivo para desprezá-las por completo: as métricas de vaidade podem indicar o crescimento das suas redes sociais, quantas pessoas têm interesse em saber mais sobre seus serviçosprodutos, de onde veio o tráfego para suas redes etc.

Quais são os indicadores úteis?

Saiba que os indicadores que merecem seu maior foco de atenção são os que fornecem feedback e contexto para as ações da sua corporação e que dizem se elas estão valendo a pena ou não.

Elas são úteis ao ajudarem você a adequar o plano de marketing para atingir o objetivo de conquistar mais clientes e otimizar as vendas. Ou seja, todos esses indicadores devem ser capazes de promover mudanças que causem melhorias ao negócio.

Assim, fique de olho no CAC (Custo de Aquisição por Cliente), taxas de conversão, número de visitas, Lifetime Value, conversões ao longo do funil etc.

Entender o negócio e o problema do cliente, assim como saber qual solução é mais adequada para potencializar a estratégia dele — de acordo com o que foi comprovado logicamente por meio de métricas — não é tarefa para qualquer um. Por essa razão, contar com agências de marketing especializadas, que entendam como não se deixar seduzir por métricas de vaidade e saibam como utilizar as mais adequadas de forma inteligente é essencial.

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