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Traço Design de NegóciosMarketing de Performance Conheça os fatores que influenciam o comportamento do consumidor e use-os a favor do seu negócio

Conheça os fatores que influenciam o comportamento do consumidor e use-os a favor do seu negócio

Sabia que entender o comportamento dos seus consumidores pode fazer toda a diferença na hora de colocar suas estratégias de negócios em prática?

Todos os anos, as marcas investem milhões em marketing digital e de conteúdo para atrair, envolver e conquistar o “cliente perfeito”. 

Nesse processo, surgem as campanhas de anúncios interativos, que com alto teor de segmentação  envolvem particularmente cada consumidor.

E sabe qual é o segredo do sucesso dessas campanhas? Utilizar,  cautelosamente, os dados comportamentais coletados ao longo do ciclo de vida do cliente.

O que são e como coletar dados comportamentais?

Os dados comportamentais são responsáveis por impulsionar as atividades do Marketing Digital, pois trazem à tona informações sobre os hábitos de compra de um cliente. 

Geralmente, esses dados são coletados toda vez que alguém faz um pedido online ou visita um restaurante, por exemplo.

As tecnologias que coletam, rastreiam e analisam os dados comportamentais de marketing e conseguem melhorar a experiência de compra e ajudar as marcas a criar produtos que atraiam seus clientes mais leais.

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Existem fatores externos que podem influenciar no comportamento de busca do consumidor. E existem maneiras de identificar alguns deles, como:

  • Culturais – engloba os gostos, interesses e costumes das pessoas, sendo aspectos extremamente relevantes para uma análise de SEO;
  • Sociais – já nos fatores sociais, são englobados os lugares que a pessoa frequenta, as amizades, tipos de relacionamentos que ela leva e tudo isso é uma grande influência no que ela pesquisa e compra;
  • Econômicos – um outro fator que tem muita importância para entendermos o comportamento de busca dos consumidores, é o momento econômico em que ele se encontra.

O “case” Netflix

Um excelente exemplo de empresa baseada na análise do comportamento do consumidor é a plataforma de streaming Netflix.

Os dados comportamentais impulsionam o sistema de recomendação da Netflix, e seus algoritmos complexos sugerem conteúdo com base em milhões de telespectadores. 

Resumidamente, as empresas sempre precisarão entender quem são seus clientes e como eles se comportam ao comprar seus produtos.

À medida que as necessidades dos consumidores oscilam com as variações econômicas e da cultura popular, as lideranças de negócios precisam estar cientes dessas transformações para se manterem atualizadas e maximizar o retorno sobre o investimento em marketing digital.

A boa notícia é que a sua empresa pode fazer o mesmo. Não sabe como? Fale com a Traço!

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