Avenida T-3, 2115 - Setor Bueno – Goiânia – GO

Traço Design de NegóciosTransformação Digital Saiba como utilizar o benchmarking para otimizar sua empresa!

Saiba como utilizar o benchmarking para otimizar sua empresa!

Se você está começando uma empresa ou quer transformar o seu negócio, é preciso investir em análise e pesquisa. Além de conhecer o seu público-alvo, definir um objetivo e elaborar as estratégias de comunicação e gestão de negócios, é fundamental ficar de olho na concorrência.

Avaliar os concorrentes e empresas do seu segmento que não são concorrentes diretos te ajudará a entender onde a sua empresa está, o que o seu mercado está fazendo, o que o público está esperando e, a partir daí, encontrar as alternativas mais interessantes para colocar em ação.

Uma das formas de fazer esse levantamento de dados e encontrar informações valiosas que vão te ajudar a transformar o seu negócio o é benchmarking. Você sabe o que é e como funciona? Continue a leitura!

O que é benchmarking? 

O benchmarking é uma estratégia que visa pesquisar, levantar e analisar dados a respeito do seu mercado de atuação, permitindo que os empresários e gestores consigam identificar quais processos e métodos têm sido mais eficientes no dia a dia.

Se você está montando uma empresa ou percebeu a necessidade de modernizar o seu negócio, essa pode ser uma boa alternativa para encontrar referências e possíveis novas estratégias para aplicar.

O benchmarking permite que as empresas analisem diversos fatores. Tudo vai depender da necessidade e das demandas da empresa. No entanto, existem áreas que são comumente analisadas pelos empresários durante o benchmarking. São elas: métodos para redução de custos, processos otimizados, gestão de qualidade, gestão de tempo, aumento da produtividade, atendimento ao cliente e fidelização de consumidores.

Claro que você não precisa se prender a essas alternativas: identifique quais são os gargalos da sua empresa e, a partir daí, saberá exatamente o que precisa ser avaliado.

O benchmarking permitirá que você compare a sua empresa e sua performance com as melhores referências do mercado para essa área de atuação, podendo essas referências serem concorrentes diretos ou indiretos. 

Muitas empresas podem torcer o nariz para a possibilidade de ter que acompanhar a concorrência. Mas, no fundo, é um fato: podemos (e devemos) aprender bastante com os concorrentes e outras empresas do mercado.

Qual a importância de fazer benchmarking?

O benchmarking é fundamental para que as empresas consigam ter insights valiosos para a otimização das rotinas. A evolução constante dos negócios é o que ajudará a empresa a se manter competitiva no mercado, sustentável e não cair em obsolescência.

Quando você realiza um bom benchmarking e consegue identificar dados importantes em outros negócios, é possível avaliar:

  • quais das suas estratégias não estão dando resultados;
  • quais das suas estratégias estão ultrapassadas;
  • quais são as estratégias que podem te ajudar a aumentar as vendas;
  • quais são as estratégias que podem melhorar a fidelização de clientes;
  • quais são os possíveis novos produtos ou serviços para oferecer;
  • quais são os processos internos que estão prejudicando seus resultados; 
  • quais são as tendências do setor sobre as quais você ainda não havia tido conhecimento.

Apesar de ser fundamental focarmos no nosso mercado e na nossa realidade, lembre-se de que as empresas de outros países podem ser muito valiosas para dar insights e apresentar novas possibilidades. No entanto, é preciso ter cuidado e reavaliar se a aplicação poderia ser a mesma na sua empresa, visto as divergências culturais e de hábitos de consumo nesses contextos.

Como fazer o benchmarking?

O benchmarking pode trazer diversos benefícios para as empresas, como vimos anteriormente. Mas, para isso, é necessário fazer todas as ações com muito cuidado e muito foco, para identificar os dados mais relevantes e saber trabalhá-los de forma estratégica.

Faça uma análise interna

O primeiro passo para começar a sua estratégia de benchmarking é começar analisando de forma imparcial e com muito cuidado a sua própria empresa. Avalie como está o seu negócio atualmente, com uma visão que englobe todas as áreas e todos os detalhes da sua empresa.

Acompanhar o seu negócio de dentro para fora permitirá que você consiga descobrir quais são os seus gargalos, erros e acertos ao longo de toda a rotina da empresa.

Quando você identificar os problemas, será mais fácil estabelecer quais fatores precisam ser avaliados.

Selecione os concorrentes

O próximo passo é selecionar os concorrentes. Nesse momento, é importante que você avalie o seu mercado e identifique quais são as grandes referências. Veja quais são aquelas empresas mais significativas e que causam mais impacto no seu mercado.

Avalie também aquelas empresas que estão no mesmo nível que você.

Identifique quais são as duas ou três empresas de maior referência para o seu negócio, e deixe definido que essas serão utilizadas nos estudos que serão feitos no próximo passo.

Estabeleça indicadores

Depois de definir quais delas são as principais referências para a sua empresa, é hora de fazer uma pesquisa mais aprofundada e detalhada a respeito desses negócios.

Com essa observação, você conseguirá identificar alguns dados relevantes a respeito da performance dos concorrentes. A partir dessas informações, você poderá fazer uma análise estratégia para identificar possíveis otimizações dentro do seu negócio.

Obtenha dados

Uma vez que você começou a analisar os dados, é hora de reuni-los para ter uma visão muito mais clara do que está acontecendo e o que você pode fazer com essas informações.

Compare os dados levantados na análise de concorrentes e avalie também aquelas informações que foram levantadas quando foi realizada a análise interna.

Com essa comparação, você poderá identificar o que está fazendo de errado dentro da empresa e o que pode ser melhorado nos próximos meses, por meio de ações diferenciadas no dia a dia do negócio.

Coloque o que aprendeu em prática

Comparação feita entre a realidade da sua empresa e as maiores referências do mercado, é hora de colocar tudo o que foi aprendido em prática. Avalie quais são as ações que precisam ser tomadas para que você transforme o seu negócio e estruture um plano de ação para conseguir executar cada passo.

Um dos benefícios mais marcantes do benchmarking é a possibilidade de enxergar possíveis melhorias no seu empreendimento e transformar a realidade da empresa. Com otimizações estratégicas, as chances de a sua empresa crescer de forma sustentável e definitiva é imensa!

Gostou dessas informações a respeito do tema? Que tal aprender mais sobre isso? Confira nosso artigo sobre marketing de resultados!

Sem comentários

Deixe uma resposta