Avenida T-3, 2115 - Setor Bueno – Goiânia – GO

Traço Design de NegóciosBusiness 4 maneiras de criar valor para o cliente e os benefícios para sua empresa

4 maneiras de criar valor para o cliente e os benefícios para sua empresa

Em todos os mercados, as empresas buscam cada vez mais por novas formas de encantar seus consumidores. Essa batalha é travada em função de vários critérios, como preço, embalagem, promoções, entre outros, mas também pode se basear na experiência. Assim, você sabe como criar valor para o cliente?

Falar em valor não pode e nem deve ser algo genérico ou vago. Ele envolve um entendimento aprofundado sobre as necessidades e preferências do seu cliente ideal, além da aplicação de esforços concentrados em melhorar a experiência dele com sua marca.

Continue lendo o artigo para entender melhor qual é a importância de criar valor para o cliente e como fazer isso de forma efetiva.

O que significa criar valor para o cliente e por que isso é importante?

Em segmentos competitivos, apenas dizer que o seu produto é o melhor não é o bastante para conquistar a preferência do público. Essas pessoas somente decidirão pela sua solução se enxergarem um valor concreto nela, algo que nem sempre as empresas estão preparadas para especificar.

Se o seu cliente não sente que a experiência dele com a sua marca teve valor, ele dificilmente voltará a comprar de você. Não há nada que o prenda à sua empresa, tornando o processo de fidelização bastante difícil. Isso não pode ser a realidade de seus resultados.

É por isso que você precisa priorizar uma estratégia voltada a criar valor para o cliente. Esse processo exige um bom conhecimento sobre o seu consumidor e também sobre a sua própria empresa. É necessário dedicação para entender o que é importante para essas pessoas e quais esforços aplicar em função disso.

A sua marca poderá aproveitar uma série de benefícios ao trabalhar dessa forma. Veja alguns deles.

Estruturação comercial

É bastante desejável ter a sua estratégia comercial bem definida. Isso se torna mais fácil ao trabalhar com uma proposta de valor clara, pois assim todos os seus esforços comerciais passam a ser baseados nela.

Diferencial competitivo

Existem outras formas de se destacar em meio aos seus concorrentes além de ser pelo preço. Se o seu público consumidor percebe que sua marca agrega valor à vida dele, as chances de você fidelizar essas pessoas são bem maiores.

Argumento decisivo

Além do fator competitivo, criar valor para o cliente também pode ser o argumento decisivo para ele fechar negócio. Pode se tornar o motivo para ler mais sobre o seu produto, pedir mais informações ou qualquer outra reação que signifique mais engajamento.

Alinhamento estratégico

Ter uma proposta de valor clara também é algo benéfico para o aspecto interno da sua empresa. A partir dela, é possível tomar decisões mais estratégicas voltadas aos seus objetivos e à sua forma de atuação. Além disso, ajuda a manter a sua empresa no curso correto.

Como criar valor para o cliente como parte da estratégia da empresa?

Agora que você já entendeu a importância de criar valor para o cliente, o próximo passo é saber como fazer isso da forma correta. Afinal, o sucesso dessa iniciativa depende do cumprimento de cada etapa na ordem adequada com o nível certo de dedicação.

Veja a seguir as 4 principais formas de criar valor para o cliente da sua empresa.

1. Entendimento do público consumidor

Se o intuito da sua estratégia é criar valor para o cliente, antes de tudo você precisa conhecer essa pessoa de forma aprofundada. Você sabe o que esse consumidor procura? Quais as suas principais necessidades e motivações para comprar de alguém?

Para que a sua marca consiga realmente agregar valor a esse cliente, você precisa encarregá-la de entregar o que ele busca. Isso nem sempre é apenas um produto, podendo também ser uma experiência específica ou alguma facilidade.

É impossível acertar sem ter certeza sobre o perfil do seu público consumidor. Portanto, estude as preferências e necessidades dessas pessoas, seja com pesquisas de mercado ou até mesmo realizando enquetes com elas.

2. Atendimento diferenciado

Ao pensar em maneiras de criar valor para o cliente, primeiramente é necessário considerar todos os pontos de interação dele com a sua empresa. A eficácia dos seus canais de atendimento é um dos aspectos cruciais dessa análise.

A melhor forma de aprimorar esse setor é investindo em um atendimento diferenciado. Procure entender quais são as principais reclamações e necessidades dos seus clientes e implemente melhorias focadas neles.

Além disso, ter um atendimento de qualidade também serve para livrar a sua empresa do risco de causar uma má impressão no seu público consumidor. Afinal, basta uma experiência ruim para potencialmente perder um cliente para sempre.

3. Proporcione experiências no PDV

Simplesmente oferecer brindes aos seus clientes não é mais suficiente para fortalecer o relacionamento, nem é uma maneira de criar valor. As pessoas não são cativadas tanto por coisas e sim por experiências.

É por isso que você precisa mapear a qualidade das experiências dos seus clientes no PDV para detectar oportunidades de melhoria e pontos de atenção. Todos esses estágios devem ser positivos, sem que existam barreiras ou gargalos.

Pense em toda a jornada de compra do seu consumidor. Cada passo que ele dá precisa ser pontuado por experiências valiosas junto à sua marca. Cair no esquecimento é muito fácil quando esse contato gera indiferença.

4. Melhore o trabalho nas redes sociais

As redes sociais são canais de comunicação bastante eficazes se utilizadas corretamente. Por serem ferramentas de interação, as marcas precisam encontrar formas de incentivar a discussão e o compartilhamento de seu conteúdo para se manterem relevantes nesses espaços.

Ao falarmos de criar valor nas redes sociais, é importante entender bem como usar esse meio para beneficiar seu público. Veicular conteúdo que seja interessante para essas pessoas é fundamental para manter a audiência delas e alcançar seu objetivo de agregar valor.

Além disso, trata-se de uma ótima forma de potencializar o seu alcance. Se você tiver sucesso com seu conteúdo, a tendência é que ele seja compartilhado e atinja pessoas que ainda nem fazem parte da sua audiência.

Toda empresa que deseja ter sucesso precisa criar valor para o cliente de forma contínua em sua estratégia. É um trabalho que deve ser aprimorado cada vez mais, já que o consumidor se transforma ao longo do tempo, assim como a marca e o mercado em que ela está inserida.

Fique por dentro de mais estratégias robustas para o seu sucesso. Basta se cadastrar em nossa newsletter para começar a receber os nossos e-mails.

Sem comentários

Deixe uma resposta